Câmara de Lajeado aprova incentivo para ampliação da Bebidas Chiamulera; novo depósito e futura fábrica

Sessão desta terça-feira (16) ainda contou com a aprovação de outros cinco projetos de lei. Três deles envolvem a contratação de dois monitores de creche e um professor de anos iniciais


0
Sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado desta terça-feira (Foto: Gabriela Hautrive)

Além dos projetos de lei que estavam na ordem do dia da sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado desta terça-feira (16), um outro entrou na pauta, por acordo de lideranças dos partidos, e teve aprovação dos vereadores. Trata-se da proposta que autoriza um incentivo da prefeitura para a ampliação da empresa Bebidas Chiamulera, com sede, em Lajeado.

Conforme o engenheiro da obra, Norberto Ferri, no local será feito um depósito de garrafas, e futuramente, uma fábrica para produção de vinagre e álcool perfumado. O espaço atual é de 2.777 metros², e com a aplicação, passará a ter 5.777 metros². O incentivo é de 306 horas/máquina de serviços custeados pela prefeitura, respeitando o limite de R$ 73.440. A empresa fará a ampliação do espaço em um terreno localizado na RSC-453, no Bairro Floresta. O incentivo do poder público vai contribuir para a construção de um pavilhão industrial com 3 mil m².

Vereador Sérgio Kniphoff (PT)

O vereador Sérgio Kniphoff (PT) defendeu a importância do projeto por aquilo que a empresa representa para o município. “Esse projeto é um projeto de incentivo, uma empresa que tem uma identidade com a cidade já e tem uma história com a cidade. Esse incentivo é um incentivo pequeno para o tamanho da empresa que está ampliando a sua planta, é um projeto fácil de ser votado e aprovado por todos os senhores vereadores”, ponderou.

Deoli Gräff (PP) (Foto: Gabriela Hautrive)

Deoli Gräff (PP) também se manifestou sobre a proposta e disse que é uma forma incentivar as empresas que são do município. “A gente fala muito em atrair novos empreendimentos, mas também temos que valorizar as que estão aqui, que geram empregos, geram renda e participam da nossa comunidade. Essa empresa é um exemplo que é muito bem inserida na comunidade, nada mais justo do que dar esse incentivo para que ela possa ampliar e gerar mais renda e mais emprego”, destacou.

Ausência de dois vereadores e retorno pontual de Mozart

A sessão desta terça-feira contou com a ausência de dois vereadores da base de governo: Isidoro Fornari Neto (PP) e Ana de Azambuja – Ana da Apama (PP). No lugar de Fornari, retornou para a Câmara, de forma pontual, o ex-líder de governo, Mozart Lopes (PP), que recentemente deixou a casa para o retorno do ex-secretário de Obras, Fabiano Bergmann (Medonho), que será candidato nas eleições deste ano. Já Ana da Apama não nomeou nenhum suplente para o seu lugar. Ambos os vereadores estavam ausentes por questões de saúde.

Anúncio para saúde e obras na ERS-130

Outros dois assuntos tratados na sessão envolvem saúde e obras. Mozart Lopes fez o anúncio de uma emenda para ser usada em serviços de saúde do município. “Quero anunciar, juntamente com o colega Medonho, R$ 1 milhão de emenda parlamentar do deputado Affonso Hamm para a saúde de Lajeado”.

Já Eder Spohr (MDB), criticou as obras feitas na ERS-130, que recentemente foram inauguradas. Obras, que em outra oportunidade, chamou de ‘trabalho de fundo de quintal’. “A falta de respeito com os usuários lá, a falta de respeito com os moradores lindeiros que ficaram sem acesso, ficaram em cima do barranco, desvalorização do imóvel deles, a falta de respeito à humilhação que estão passando os pedestres que atravessam para ir trabalhar nas grandes indústrias que nós temos lá. A falta de respeito com os pais que levam as crianças para a Escola São João, que levam as crianças para a creche”.

Aprovação de outros cinco projetos de lei

Outros cinco projetos de lei foram aprovados nesta terça-feira (16). Três deles envolvem a contratação de profissionais na área da educação, sendo dois monitores de creche e um professor de anos iniciais. Também foi autorizada a contratação de um médico veterinário, e a licença maternidade de uma servidora.

Foto: Gabriela Hautrive

Novos secretários nomeados

O vereador Waldir Blau (MDB) criticou o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, por não ter anunciado os novos secretários, das pastas que os titulares saíram. Em resposta, Mozart Lopes informou que os nomes haviam sido publicados no Diário Oficial do município nesta terça-feira. Gunther Meyer é o novo secretário de Obras e Serviços Urbanos no lugar de Fabiano Bergmann (Medonho), que voltou para Câmara de Vereadores e é um possível candidato a vice-prefeito na chapa de Gláucia Schumacher (PP).

Já Everson Marques Araújo é o novo secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade. Ele assume o cargo que era ocupado por Luis Benoitt (PL), que saiu da Sema e pode concorrer a prefeito pelo PL.

Problemas em duas escolas estaduais

Vereadores da bancada do MDB também destacaram problemas em duas escolas estaduais de Lajeado. Conforme Jones Barbosa – Vavá, a escola Fernandes Vieira está com problemas no fornecimento de merenda escolar, mas o caso seria resolvido nesta quarta-feira (17). A reportagem fez contato com a diretora para um esclarecimento sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. Já o outro problema acontece na escola Pedro Scherer, onde há um muro com risco de queda.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui