Defesa Civil do RS retira 65 famílias do Centro de Cruzeiro do Sul de suas casas por risco de deslizamento de terra

Todas as pessoas em risco já saíram de suas residências; chuva desta quinta-feira agravou a situação no local, que apresenta muitas rachaduras no solo


0

A Defesa Civil do RS evacuou 65 famílias do Centro de Cruzeiro do Sul por conta de risco de deslizamento de terra. A ação começou às 23h desta quinta-feira (23) e terminou por volta da 1h desta sexta-feira (24), com todas as famílias já removidas contabilizando cerca de 300 pessoas.

A medida foi tomada devido ao risco de movimentos de massa, com base em vistoria e relatório técnico do Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul  (Gamma), composto por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Defesa Civil estadual, e outros órgãos.

A Defesa Civil do Estado está no local coordenando a ação de evacuação com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e do Exército Brasileiro, apoiando o poder público municipal na adoção de medidas preventivas.

O órgão já vinha fazendo o monitoramento desde terça-feira, mas o risco não era imediato. Com a chuva desta quinta a situação se agravou. A área abrange residências entre as ruas General Neto, Júlio de Castilhos, Bento Gonçalves e Barão do Cotegipe. Muitas pessoas foram para casas de amigos e parentes que não estão na área de risco e outras estão, às 2h, junto à Comunidade Católica São Gabriel Arcanjo, no Centro, local também fora de risco.

Moradores foram reunidos nas proximidades da Igreja São Gabriel Arcanjo (Foto: Marcio Steiner)

No local o coordenador regional da Defesa Civil, Coronel Claiton Marmitt, destacou que a medida foi preventiva diante do trabalho que vinha sendo realizado desde o início da semana pelos geólogos da Secretaria do Meio Ambiente. “Diante do alto volume de chuva que aconteceu na nossa região, eles retornaram, fizeram uma reavaliação das fissuras e trincas e perceberam que houve um aumento dessas fissuras. Inclusive a escola que fica situada aqui ao lado do abrigo (Escola Estadual João de Deus), teve trincas e ela já foi evacuada durante o dia. Foi feita uma reunião da Defesa Civil junto com o poder executivo municipal e Defesa Civil e se determinou, como prudência, a evacuação da área”, explica.

Marmitt acredita que o cenário poderá mudar nesta sexta. “Amanhã (sexta) serão feitas novas avaliações pelas equipes dos geólogos para ver a possibilidade da retomada dos familiares para as suas áreas ou permanência do isolamento”, destaca. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, das 65 famílias retiradas de suas casas, 16 ficarão em abrigos e as demais foram alocadas em casas de parentes.

Confira a área isolada pelas autoridades:

Foto: Reprodução/ Governo RS

 

Texto: Ricardo Sander
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui