Em novo LP, Stella Maris faz um resgate de autores e canções gauchescas urbanas

“Eu resgatei essas canções que pararam no tempo, mas que, quando eu falo para as pessoas, elas me dizem: ‘Ah, eu conheço’”, destaca a artista lajeadense


0
Aline Silva e Stella Maris no Papos de Mulher (Foto: Tiago Silva)

A cantora lajeadense Stella Maris, de 68 anos, volta à cena musical com um novo projeto: o LP (disco de vinil) “Prá Te Lembrar”. O projeto, que marca seus 55 anos de carreira, inicia em Porto Alegre, em julho, e em setembro, chega ao Teatro Univates. A artista retorna aos palcos depois de alguns anos aposentada, período em que aproveitou para fazer coisas que não tinha tempo devido à rotina do dia a dia, e também para cuidar dos netos, como ela contou em entrevista ao Papos de Mulher, com Aline Silva.


ouça a entrevista

 


Este será seu terceiro álbum. O primeiro veio em 1994, “Oração à Terra”, em LP e fita cassete, com músicas nativistas, e o segundo foi lançado em CD em 1998, “Caras e Caras do Sul”, uma produção independente com músicas gauchescas e nativistas.

O novo LP é um resgate de autores e das canções gauchescas urbanas, entre elas rock, bolero e baladas dos anos 1970 e 198, Stella conta. “Eu resgatei essas canções que pararam no tempo, mas que, quando eu falo para as pessoas, elas me dizem: ‘Ah, eu conheço’”, destaca.

Com o projeto, ela estima “pegar um público não só da minha idade, mas tem gente muito mais jovem interessado nesse tipo de som”. Outro diferencial será a parte visual e as informações que acompanharão o LP. Conforme Stella, será um resgate da história musical com fotos, curiosidades de vida e história das letras, um disco todo colorido, adianta.

O LP

Além da parte autoral, o novo projeto conta com canções de Nei Lisboa (incluindo “Prá te lembrar”, que dá nome ao LP), Vitor Ramil, Raul Ellwanger, Hermes Aquino, Nelson Coelho de Castro, Nico Nicolaiewsky e outros, em arranjos inédito.


Carreira

Com 55 anos de carreira, Stella começou cedo na música, em um grupo vocal na companhia dos irmãos. Com o seu nativismo e músicas gauchescas e românticas, a lajeadense já participou de festivais nacionais e internacionais. Em 1991, integrou edição do Galpão Crioulo transmitido pela RBS TV ao vivo de Lajeado. Ela também teve participações regulares na televisão, em shows e festivais.

A artista tem formação em Letras e em Belas Artes. Paralelamente ao trabalho artístico, Stella Maris atuou em rádio. Foi apresentadora e produtora de vários programas, bem como dirigiu a programação de algumas emissoras locais. Ligada às artes e à cultura, Stella também foi proprietária de uma livraria no Shopping Lajeado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui