Emoção e inspiração: evento Mulheres da Década apresentou a força e o legado feminino no Vale do Taquari

Evento homenageou mulheres e comemorou os 10 anos do programa Papos de Mulher


0
Foto: Roberta Colombo

Na noite da quinta-feira (7), no Clube Tiro e Caça, foi realizado o evento Mulheres da Década, promovido pela Rádio Independente. A cerimônia celebrou uma década do programa Papos de Mulher que dá voz à histórias inspiradoras do Vale do Taquari. Além disso, reconheceu mulheres que se destacaram por suas realizações profissionais, suas histórias de superação e sua contribuição para a comunidade.

O projeto que deu origem a esse prêmio foi criado pela ACJ Consultoria, liderada pela publicitária Josi Muller, em parceria com a apresentadora Aline Silva e com o conselho de colaboradores do Grupo Independente. Os conselheiros trabalharam para identificar e homenagear as mulheres que fizeram a diferença na última década.

Na categoria empreendedorismo, a homenageada foi Aline Eggers Bagatini; no Desenvolvimento Regional, Cintia Agostini; na Superação, Tais Cauduro; na Defesa da Mulher, Elisabete Barreto Müller; no Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann; no Esporte, Jaqueline Weber; na Saúde, Melissa Couto; na Educação, Rosane Cardoso; no Tradicionalismo, Jéssica Herrera; no Voluntariado, Amigas do HBB; a homenagem In Memorian foi para Carmen Regina Pereira Cardoso e Comunicadora de Rádio para Aline Silva.

Ricardo Brunetto (Foto: Roberta Colombo)

Conforme o diretor do Grupo Independente, Ricardo Brunetto, a Rádio Independente, em toda sua trajetória, está ligada ao desenvolvimento do Vale do Taquari. Sua programação sempre procura dar espaço às questões sociais para promover debates sobre as mudanças necessárias em nossa sociedade.

“Estamos falando de um dos eventos mais lindos da nossa trajetória, um evento que simboliza o respeito que o Grupo Independente tem ao longo de toda a sua história às mulheres, a dificuldade que tivemos em escolhê-las dentro de tantas mulheres que fazem parte da história do nosso Vale, mas fundamentalmente, uma noite de merecimento, de carinho e de amor. Isso simboliza um pouco do que a Rádio Independente faz todos os dias ao longo da sua programação reconhecendo não só mulheres, hoje especialmente elas, até porque estamos tratando de um evento que contempla coincidentemente o Dia Internacional da Mulher, mas respeita o nosso Vale e as mulheres que fizeram parte da nossa história. Uma noite linda que vai marcar a história da Rádio Independente e do Vale do Taquari”, observou.

Aline Silva (Foto: Roberta Colombo)

Uma das surpresas da noite foi a homenagem para a apresentadora do programa Papos de Mulher, Aline Silva, com o Troféu Comunicadora da Década. “A noite desta quinta-feira celebrou um ato histórico no Vale do Taquari, sem precedentes. É a primeira vez que 10 mulheres sobem ao palco para receber um troféu muito simbólico e representativo que fala de uma editoria única, que dá voz, que dá vez, visibilidade, que fala sobre assuntos que pouco eram falado até pouquíssimo tempo e fala de uma maneira muito afetuosa, didática e tem por objetivo contribuir com a formação das pessoas levando informação. As mulheres que subiram ao palco, subiram porque são inspiração de vida para mulheres e outros homens. Para fechar esta noite tão especial, de forma surpreendente e emocionada, eu recebo, através desse conselho, o troféu que diz que na categoria comunicadora de rádio eu impacto a década no Vale do Taquari, aí sim eu fico sem palavras e não consigo descrever esse momento”, relata.

Na categoria Meio Ambiente, quem recebeu a honraria foi a secretária de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. “Eu já tenho andado bastante pelo Rio Grande do Sul e pelo mundo a fora. Foi a primeira vez que tive um reconhecimento regional e a gente sabe que santo de casa às vezes não faz milagres. Esse prêmio era totalmente diferente, um prêmio de personalidade, que brindava a nossa história, diferente do que eu costumo ter nas outras honrarias que eu acabo recebendo pelo meu trabalho profissional que aqui também foi considerado. Eu fiquei muito feliz e emocionada”, pontuou.

Outro momento emocionante foi a entrega do troféu, na homenagem in memorian, para Carmem Regina Pereira. Subiram ao palco os filhos Fabiola Pereira Cardoso, Melissa Pereira Cardoso, Solon Ramos Cardoso Filho e Álvaro Pereira Cardoso, além dos irmãos Marta Pereira e Mauro Pereira. O público aplaudiu de pé a ida da família até o palco.

“Ela era um ser político com afetuosidade. Foi uma coisa bem acolhedora, porque ela sempre teve uma inserção em tudo que é grupo, por mais que ela tivesse um partido político, esse era o mínimo detalhe na vida dela, ela não tinha rejeição em grupo nenhum. Ela foi pioneira em muitas coisas, desde a primeira eleição que ela passou raspando, depois foi construindo e foi um belo legado. Como mãe é uma coisa desafiante para a gente ter uma mulher tão forte para se espelhar, é muita responsabilidade, muito orgulho dessa dignidade, da transparência, da honestidade e desse espírito de coletividade que acompanhou ela sempre, desde estudante até o final”, relatou Fabíola.

O evento de premiação “Mulheres da Década” não possuiu fins lucrativos, nem interesses comerciais. Sua única missão foi reconhecer e valorizar as mulheres da região e, ao mesmo tempo, contribuir para a Casa da Passagem por meio de doações.

Confira a história de cada uma das homenageadas.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui