Entendendo o mundo do vinho: reserva, gran reserva e reservado

Na maioria dos países produtores existem legislações que conduzem toda a produção da bebida


0
Foto: Ilustrativa / Freepik

O vinho possui classificações e regras que ditam a qualidade. Na maioria dos países produtores existem legislações que conduzem toda a produção da bebida.

Reserva

Este termo indica que a bebida passou por um processo de envelhecimento ou amadurecimento. No caso específico do vinho, obrigatoriamente precisa amadurecer em barris de carvalho, seguindo a legislação dos países de origem.

O tempo de armazenamento é determinado de acordo com a legislação de cada região:

Na Espanha
– Rioja Jovem: vinhos que não estagiam em barris de carvalho ou que passam um período inferior a um ano, mantendo seu sabor frutado primário;
– Rioja Crianza: passa, pelo menos, um ano em barris e alguns meses na garrafa. Para os vinhos brancos, o período mínimo de envelhecimento no barril é de 6 meses;
– Rioja Reserva: são vinhos selecionados das melhores safras, envelhecidos por no mínimo 3 anos, com pelo menos 1 ano em barris. Para os vinhos brancos, o período mínimo de envelhecimento é de 2 anos, com pelo menos 6 meses no carvalho;

Na Itália
– Na Itália, em Piemonte, um vinho só ganha a classificação Riserva se descansar por 5 anos, 3 deles na barrica de carvalho. Já na Toscana, os critérios são: o descanso por 27 meses e um grau alcoólico de pelo menos 12,5%.

Reservado

O vinho com esta classificação, muitas vezes, pode confundir o consumidor que ainda é novato na prática de degustação da bebida. Isto acontece porque este vinho não passa por um processo muito longo de amadurecimento, permitindo uma disponibilidade maior e quantidade maior também. O vinho reservado não exige o estágio em barris, por isso torna-se um vinho mais acessível.

Gran Reserva

A nomenclatura está diretamente ligada ao tempo ao tempo de amadurecimento do vinho. Nos países que possuem legislação específica, eles precisam de no mínimo 5 anos de envelhecimento ou armazenamento (em condições específicas).

– Rioja Gran Reserva: também são selecionados, passando pelo menos 2 anos em barris de carvalho e 3 anos na garrafa. Para os vinhos brancos, o período mínimo de envelhecimento é de 4 anos, com, pelo menos, 1 ano em barris

A maioria das regiões produtoras de vinho inseridas na América, Oceania e África do Sul não têm uma legislação específica para entrar nessa classificação. Isso faz com que cada produtor utilize critérios próprios, resultando em bebidas totalmente diferentes em vinícolas de uma mesma região, por exemplo.

No entanto, há um bom senso nessa classificação, geralmente os vinhos reserva são feitos a partir de uvas selecionadas e passam certo período em barricas de carvalho. Da mesma forma, o gran reserva costuma ser o melhor vinho produzido pela vinícola, com as melhores frutas e envelhecido por mais tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui