Estrela instalará cinco réguas que usam sinal de GPS no Rio Taquari e em arroios do município

Medida visa mitigar os problemas de informação sobre o nível do rio e possibilidades de cheias


0
Marcelo de Abreu Fernandes e Emerson Luís Musskopf (Foto: Fernanda Kochhann)

Um dos grandes problemas na gestão das enchentes é a falta de informação. Atualmente, os município dependem exclusivamente das réguas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sendo que apenas quatro medições estão funcionando na bacia do Taquari-Antas. Para o biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela, Emerson Luís Musskopf, isso representa baixíssima informação.

Pensando nisso, a administração de Estrela buscou alternativas e firmou parceria com uma startup de tecnologia, sediada em Porto Alegre, para a instalação de réguas que usam sinal de GPS na geração de dados.

Esse equipamento é mais barato do que o utilizado pelo CPRM e não fica dentro do rio, o que reduz o risco de ser levado por uma enchente. Ao todo, serão instaladas cinco réguas: três no Rio Taquari, uma no Arroio Boa Vista e outra no Arroio Estrela.

No Porto de Estrela serão instalados dois sensores: um próximo ao rio para monitoramento diário e outro em cima dos silos, à 32 metros de altura. Por enquanto, haverá uma medição por hora, mas já solicitaram que seja realizada uma medição a cada 30 minutos.

A instalação do novo equipamento será realizada nesta quinta-feira. No fim de semana ela será usada em formato de testes e a previsão é para que na segunda-feira os dados já sejam disponibilizados.

Segundo Musskopf, a instalação foi antecipada para o monitoramento das águas na próxima semana, uma vez que há indicação de grandes volumes de chuva.

O biólogo ressalta que essa iniciativa não visa concorrência com o CPRM, é apenas mais uma forma de prevenção de tragédias.

Além disso, Musskopf destacou que serão instaladas novas placas de nomes de ruas, com a cota de inundação de cada local.

Outras ações

De acordo com o diretor de Segurança Pública, Marcelo de Abreu Fernandes, desde o início do governo, em 2021, houve aumento de equipe, investimentos em logística, em treinamentos na pilotagem de embarcações e em resgates. Toda essa preocupação se mostrou eficaz no último episódio de enchente, quando nenhuma morte foi registrada na cidade de Estrela.

O município conta com um barco à motor, algumas embarcações à remo e buscam a aquisição de uma moto aquática, além de disponibilizarem caminhões e firmarem parceria com empresas quando se faz necessária a retirada de famílias.

Texto: Fernanda Kochhann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui