“Foi muito sofrido e batalhado”, comenta campeã de fisiculturismo de Cruzeiro do Sul

Tamara dos Santos conquistou três medalhas em sua primeira competição


0
Tamara dos Santos (Foto: Luís Fernando Wagner)

A estreia no circuito de competições da fisiculturista cruzeirense Tamara dos Santos, a Tamy como é conhecida, não poderia ser melhor. Neste sábado (16) a atleta disputou o Grand Prix Sul da modalidade em Novo Hamburgo e conquistou o primeiro lugar na categoria Bikini Estreante e segundo nas categorias Novice e Open, totalizando três medalhas. “Estou explodindo de felicidade. Foi meu primeiro campeonato e saí com três medalhas. Estou radiante, meu peito está explodindo de emoção. Foi muito sofrido e batalhado. Não é fácil. Fiquei um pouco nervosa no dia da competição, mas tudo fluiu como tinha que ser”, festeja a atleta de 33 anos. Agora, Tamy vai tirar os próximos dias para recuperar-se do desgaste da intensa preparação para a competição. Mas a folga não vai durar muito tempo, pois a cruzeirense, que treina no CT (Centro de Treinamento) Jardim do Cedro em Lajeado, já pensa nos próximos desafios.

Karina Pereira (Foto: Luís Fernando Wagner)

Integrante da equipe MK Team, responsável pela preparação de Tamy, Karina Pereira (37), destaca que o resultado da atleta é fruto de um intenso período de treinamento e muita dedicação. “A gente trabalhou um longo período para isso acontecer. A Tamy é uma pessoa muito disciplinada. A gente tira o couro dela nos treinos e o resultado tá ai. A gente segue trabalhando porque vem ai as cenas dos próximos capítulos. Vem mais títulos pro Vale”, projeta a treinadora.

A empresária cruzeirense é casada e mãe de dois filhos, de 14 e 5 anos de idade. Ela divide seus compromissos entre a família e trabalho com sua rotina de treino, que tem se intensificado nas últimas semanas.

Tamara começou a praticar musculação há três anos, porém, nos últimos seis meses ela tem se dedicado a preparação para competir. Com 1,65m de altura, Tamara pesa atualmente 58kg. Ela conta que a ideia de competir na modalidade surgiu depois ir com o marido, Anderson Krein, acompanhar uma atleta do time da MK Team em um campeonato. “Foi um verdadeiro show de corpos, de novas experiências, de novas modalidades. Ali eu me apaixonei”, afirma.

Marcelo Lompa (Foto: Luís Fernando Wagner)

Tamara, que treina no CT Jardim do Cedro em Lajeado, foi convidada pelos professores do time da MK Team, Karina Pereira e Marcelo Lompa, para se testar contra outras atletas em uma competição. A categoria escolhida é a Bikini, onde o seu biotipo se enquadra. “Desde então eu entrei em preparação para subir aos palcos pela primeira vez neste esporte que vem crescendo cada vez mais”, pontua.

Acompanhamento

Tamara conta que é supervisionada de perto pelos professores. “Eles me auxiliam em tudo, nos treinos, nas dietas, nos ‘cardios’ (preparação cardiovascular, como caminhada, corrida ou bicicleta), em fim, tudo mesmo. Estão sempre preocupados, me puxando, apoiando, motivando, todos os dias. Nós construímos uma linda amizade. Além disso, a capacidade de conhecimento, de companheirismo, de dedicação, de ensinamento deles é absolutamente incrível”, frisa. A empresária assinala que seus professores também são atletas de fisiculturismo, com várias conquistas dentro e fora do Rio Grande do Sul. “Eles são sem dúvidas as pessoas mais dedicadas e profissionais nesta área que eu conheço”.

Foto: Luís Fernando Wagner

Rotina

Tamara dos Santos conta que sua rotina é corrida. “Acordo antes das 5h para fazer o vacuum (prática respiratória) e o meu primeiro ‘cardio’ do dia em jejum. Como treino por volta das 9h, tento deixar tudo pronto. Agora com o início das aulas, entre esse meio tempo eu preparo o café da minha filha para poder depois levar ela para a escola, por volta das 7h10. Depois tomo o meu café e me preparo para treinar”, conta. Geralmente os treinos levam em torno de duas horas. Ela treina “pesado” todos os dias da semana.

Quanto a alimentação, Tamara conta que muda constantemente. “Atenda competição, como bem menos e treino mais, com espaços de descanso um pouco mais longos, devido ao aumento de cargas e de séries dos treinos. Tenho uma dieta bem rigorosa, da qual não posso erra uma vírgula se quer, para não desalinhar o ‘shape (forma física em inglês)’ desejado no final. Foram dias passando fome, dias as vezes sem dormir, dias de cansaço e de muito ‘ranço’. Mas foi uma experiência única, cheia de determinação, foco, dedicação, responsabilidades, paciência, e de muita fé”, conclui.

Próximo desafio

Após a conquista, Tamara já projeta seu próximo desafio. Será em Santa Catarina, no dia 4 de maio. O Eduardo Correa Classic, organizado pela SC Fitness- NPC/Pro League, acontece no Maria’s Camboriu, no Bairro Rio Pequeno, na praia de Camboriú.

Texto: Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui