“Há fortes indícios de que temos o primeiro caso de coronavírus em Lajeado”, diz prefeito Caumo em vídeo

Homem de 57 anos voltou de cruzeiro recentemente. Ele está em isolamento em sala crítica do Hospital Bruno Born.


0

Em vídeo publicado nas redes sociais na noite desta sexta-feira (20) o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), disse que “infelizmente há fortes indícios de que temos o primeiro caso de coronavírus em Lajeado”. Em nota, o Hospital Bruno Born (HBB) confirmou que recebeu o paciente e que está o atendendo em uma sala crítica.

Confira a nota:

“Informamos que um homem de 57 anos está internado desde o final da tarde de hoje no Hospital Bruno Born com SUSPEITA de infecção por Coronavírus.
Morador de Lajeado, retornou de viagem em navio de cruzeiro pelo litoral brasileiro na primeira quinzena do mês de março e vinha apresentando febre, tosse seca e dores no corpo.

O indivíduo acionou a Vigilância Sanitária, que fez coleta e o encaminhou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Como o quadro apresentou piora, foi internado no HBB, onde está em uma sala crítica do Setor de Emergência, isolado, em estado grave.

O teste para detecção do vírus está sendo feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-RS).

Informaremos em caso de alterações.

Atenciosamente
Hospital Bruno Born”

O secretário da Saúde de Lajeado, Claudio Klein, explica o caso. O médico conta que um casal de lajeadenses voltou de cruzeiro no litoral brasileiro no último sábado (14). Com mal-estar, eles procuraram a UPA na terça-feira (17). Sob orientação e usando máscaras, ambos ficaram isolados dos outros pacientes e depois foram encaminhados para quarentena. O homem piorou nesta sexta (17) e entrou em contato com a Saúde de Lajeado. Ele foi buscado em sua casa por uma equipe do Hospital Bruno Born, onde recebeu atendimento. Agora o homem está em isolamento na casa de saúde.

Conforme o secretário, a Vigilância Epidemiológica de Lajeado pediu ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, que, dentro do possível, agilize o exame. Se a solicitação for atendida, o que, segundo Klein, geralmente ocorre em casos graves como este, o resultado poderá ser conhecido já no sábado (21).

Lajeado tem nove casos suspeitos de Covid-19 sob investigação. Outros seis já foram descartados em exame. A coleta do paciente foi feita na tarde de hoje, e por conta da elevada demanda de atendimento no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, o resultado poderá demorar alguns dias. O Vale do Taquari segue sem casos da doença. No Rio Grande do Sul são 56 confirmados até a noite desta sexta.

Assista ao vídeo

Texto: Natalia Ribeiro / [email protected]