Haddad anuncia revisão na agenda de gastos para Orçamento de 2025

Confira os destaques do Correspondente das 12h


0
Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (13) que o governo está realizando uma revisão abrangente na agenda de gastos para o Orçamento de 2025. Ele ressaltou a importância de apresentar um orçamento estruturado e que transmita segurança em relação às questões fiscais do país. Haddad destacou que as equipes estão trabalhando intensamente para garantir clareza na peça orçamentária até o final de junho. Ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, o ministro enfatizou a necessidade de manter um ritmo intenso de trabalho neste mês. Ele mencionou que a montagem do orçamento começa no início de julho e é enviada ao Congresso em agosto. Haddad ressaltou que o governo está empenhado em acomodar as demandas do Congresso e do Executivo, visando garantir estabilidade no próximo ano. “O fato de que a Fazenda cuida mais da receita e o Planejamento mais da despesa não significa que não estejamos trocando impressões sobre viabilidade das propostas toda hora. As equipes estão o tempo todo endereçadas em relação a isso. Para nós, tudo facilita. Tudo o que puder ser feito de um lado de outro, facilita. Gasto primário tem que ser revisto, gasto tributário tem que ser revisto, e gasto financeiro do Banco Central também. Quanto mais esses três gastos estiverem caindo, melhor para o Brasil, desde que a população esteja sendo atendida nos direitos fundamentais e o investimento esteja acontecendo para melhorar a produtividade da economia brasileira”, disse o ministro.

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 47 milhões neste sábado

O sorteio da Mega-Sena foi realizado na noite desta quinta-feira (13), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 47 milhões. Os números sorteados foram: 11 – 17 – 24 – 26 – 35 – 43. O próximo sorteio da Mega será no sábado (15).

Governo empossa Conselho do Plano Rio Grande

Cerca de 160 representações do Poder Público, da sociedade civil e dos gaúchos atingidos pelas enchentes integrarão o Conselho do Plano Rio Grande – Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul. A posse foi realizada na tarde desta quinta-feira (13) no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. O objetivo do Conselho é receber demandas relacionadas ao restabelecimento do Estado e propor soluções. Destacando o caráter democrático do Conselho, Leite falou sobre a importância da pluralidade e da participação social para a elaboração de alternativas que ajudem o Estado no processo de retomada. Um grupo formado por todos os agentes do Conselho, denominado Plenário, ficará responsável por fazer o monitoramento e a supervisão das atividades. Fonte: Secom RS.

Prazo para a declaração de rebanho é prorrogado para 31 de julho, para todos os municípios

A Declaração Anual de Rebanho 2024 de todos os municípios teve seu prazo final prorrogado para 31 de julho devido às enchentes de maio no Rio Grande do Sul. A Declaração de Rebanho pode ser feita online pelo Produtor Online, via formulários em PDF ou na Secretaria da Agricultura local. A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade.

Inflação argentina cai pela metade em maio e chega a 4,2%

A inflação da Argentina ficou em 4,2% em maio, apontou o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) do país. Com o resultado, o aumento dos preços chegou a 276,4% em 12 meses. Esse foi o quinto mês consecutivo de desaceleração. Em relação a abril, quando o índice de preços ficou em 8,8%, a inflação caiu pela metade.

Cacis lança projeto “Reconstrói Estrela”

A Câmara do Comércio, Indústria, Serviços a Agroindústrias de Estrela, a Cacis, lança na segunda-feira (17) o projeto “Reconstrói Estrela” , inciativa que via enfrentar os prejuízos deixados pela enchente do início de maio e buscar soluções. O ato ocorre na sede da Cacis, no Rua Fernando Abott, no Centro da cidade, a partir das 8h. O projeto conta com o apoio da prefeitura de Estrela, Rotary, Lions, Emater/Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Por retomada do setor cultural, projeto do Sesc realiza seleção de grupos culturais para apresentação em cidades do RS

Artistas do Vale do Taquari e de todo o Rio Grande do Sul tem até a próxima segunda-feira, dia 17 de junho, para inscreverem projetos na convocação pública “Nossa Arte Circula RS”. Promovida pelo Sesc/RS em prol da retomada do setor cultural após as enchentes de maio, a iniciativa vai selecionar 60 projetos: 20 de artes cênicas, contemplando circo, teatro e dança; 20 de música; e 20 atividades de literatura. Elas vão compor uma série de circuitos culturais que contemplarão 30 cidades do interior gaúcho, com cachê, custos de produção, divulgação, transporte e hospedagem mantidos pela entidade. O objetivo é gerar renda para profissionais da área de cultura. Os contemplados pelo projeto serão divulgados no próximo dia 27. Inscrições e informações nas redes sociais e no site do Sesc/RS e no portal independente.com.br

Associação dos Menores de Arroio do Meio reinicia atividades em novo endereço

Após ter sua sede atingida por três grandes enchentes, a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) reiniciou suas atividades em novo endereço na última quarta-feira (12). As novas dependências da entidade, na Rua Júlio de Castilhos, 83, atende cerca de 85 crianças de 6 a 14 anos no contraturno escolar. Com 53 anos de história, a direção da Amam está sob coordenação de Ingrid Venter Soares. Informações pelo (51) 9-9355-5734.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui