Mural com referência às etnias de Lajeado no caminho para a Avenida do Turismo na Expovale + Construmóbil

Iniciativa que conta com o apoio do Grupo Independente e que fará parte da feira foi apresentada nesta quarta-feira para apoiadores, artistas e convidados


0
Etnias e belezas naturais valorizadas no mural (Foto: Alício de Assunção)

Um dos atrativos da 10 Expovale/Construmóbil que ocorre de 10 a 15 e de 17 a 20 de novembro no Parque do Imigrante em Lajeado será a Avenida do Turismo, um espaço para valorizar um dos setores que mais se desenvolve na região. E para tornar o lugar ainda mais atraente o acesso ao local também se torna atrativo. Numa das paredes externas do pavilhão quatro foi realizada uma intervenção de muralismo, retratando belezas naturais e as etnias que colonizaram Lajeado, num espaço de 180 metros quadrados.


OUÇA A REPORTAGEM 


A arte é fruto da imaginação e criação dos artistas plásticos Flávia Pozzobon Gomes, Luana Rohr, Maiara Cristina Bauer Leonhardt e Samuel Hergesell e conta com o patrocínio do Colégio Alberto Torres, Casas das Tintas Bom Pastor, Tintas Killing, Color Tintas Lajeado, Grupo Zagonel e Grupo Independente. “Na valorização do passado queremos é olhar para a frente através de muita união fortalecendo o futuro”, destaca a representante da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Claudia Brazil. Para a artista plástica Flávia Pozzobon Gomes, a intervenção é um presente para a cidade e que pode ser feita em outros locais.

Patrocinadores inseriram marcas no mural (Foto: Alício de Assunção)

“Valorizamos as etnias que nos formaram e ao mesmo tempo acreditamos que esse projeto pode ser executado em outras partes de Lajeado.” Já o diretor do Grupo Independente, Ricardo Brunetto, comenta sobre a relação da empresa com Lajeado. “São 71 anos narrando os acontecimentos do Vale do Taquari e a partir do convite da Acil para fazermos parte dessa iniciativa nos identificamos ainda mais com a história da região, valorizando nossa colonização através desse painel. Nosso legado está também representado nesse marco histórico”.

Patrocinadores do muralismo da Avenida do Turismo (Foto: Alício de Assunção)

Entre os apoiadores da iniciativa, o diretor do Colégio Alberto Torres (Ceat) Rodrigo Ulrich destaca que o turismo, a imigração e o desenvolvimento da região perpassam a educação. “Estar presente nesse momento é fundamental pois o Ceat, com seus 130 anos, está também inserido nessa história. É a educação presente na formação da cultura dos povos”

Texto: Alício de Assunção

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui