Passadeiras instaladas pelo Exército são levadas pela água do Rio Forqueta

Estruturas que possibilitavam a travessia de pedestres ligando Arroio do Meio e Lajeado não suportaram a correnteza na tarde desta quinta-feira


0
Passadeiras arrebentaram na tarde desta quinta (Foto: Divulgação)

As duas passadeiras instaladas pelo Exército no Rio Forqueta que possibilitavam a passagem de pedestres após a queda das duas pontes existentes entre Lajeado e Arroio do Meio na enchente no dia 2 de maio arrebentaram na tarde chuvosa desta quinta-feira (23). Imagens gravadas por populares no local mostram a estrutura se desmontando. Pelas primeiras informações apuradas pela reportagem ninguém usava as passarelas flutuantes no momento dos rompimentos e ninguém teria ficado ferido.

Além das passadeiras, os barcos, que eram utilizados pela Defesa Civil e por voluntários também viraram. O Exército tenta recuperar a estrutura ou parte dela, bem como os barcos. Nesta quinta-feira não haverá passagem mais no local. A partir desta sexta, a depender do nível do rio, poderá voltar a acontecer a travessia por meio de barcos e/ou botes.

Ainda existe a possibilidade de outra passadeira ser trazida para a região a fim de restabelecer o acesso mais rápido entre os municípios.

A primeira passadeira foi instalada pelo Exército sobre o Rio Forqueta no dia 15 de maio e a segunda na última terça-feira (21), possibilitando a passagem em dois sentidos diferentes ao mesmo tempo, agilizando a travessia. As passadeiras são espécies de passarelas flutuantes que o Exército monta sobre a água e as peças são encaixadas sobre a água com utilização de cordas e outras estruturas metálicas.

Um estrutura igual foi instalada no domingo (19) no Rio Forqueta, possibilitando a travessia entre Marques de Souza e Travesseiro, onde parte da ponte também caiu na enchente de maio. Essa estrutura foi interdidatada na tarde desta quinta.

Rotas alternativas

No momento, existe conexão por terra entre Lajeado e Arroio do Meio pela ERS-129 passando por Colinas e Roca Sales (com restrição de tráfego das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h para melhorias no trecho até esta sexta-feira) ou pelo caminho mais distante passando por Marques de Souza (pela BR-386), Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Encantado e Roca Sales para chegar em Arroio do Meio.

Texto: Ricardo Sander
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui