População prisional do RS aumentou 45% em dez anos, aponta relatório da Assembleia

Documento foi apresentado na reunião do Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC) desta quinta-feira


0
Foto: Mauro Nascimento/Secom

Um documento apresentado na reunião virtual do Fórum Interinstitucional Carcerário (FIC), nesta quinta-feira (4), pelo deputado estadual Jeferson Fernandes, relator da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado (CSSP) da Assembleia Legislativa, mostrou que a população prisional no Rio Grande do Sul aumentou 45% nos últimos dez anos.

Em 2014, conforme o Relatório da Situação Prisional no RS 2024, havia 28.059 pessoas com algum tipo de restrição de liberdade no estado, contingente que saltou para 43.509 em 2023, ano de referência para o estudo. Os homens presos subiram de 26.445 para 40.953, enquanto as mulheres, de 1.614 para 2.556, ambos nos mesmos períodos. O relatório ainda sublinha que faltam 5.631 vagas em presídios gaúchos, mesmo com a inauguração de unidades prisionais.

Quanto aos principais crimes cometidos, utilizando dados de dezembro de 2023, lideram os contra o patrimônio e relacionados a drogas, cada um representando um terço do total. Outras 23.269 pessoas cumpriam penas alternativas em abril deste ano, como prestação de serviços à comunidade ou prestação pecuniária. O relatório salientou ainda haver falhas no atendimento a policiais penais, causando “adoecimento” da categoria. Fernandes citou, como exemplo, o agente Luís Eduardo Felipetto, que “tirou a própria vida e deixou uma carta de desabafo sobre a situação”, disse o deputado.

Fonte: Guaiba

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui