Por conta da previsão de altos volumes de chuva, área com risco de desmoronamento em Cruzeiro do Sul precisará ser evacuada novamente

Indicação foi entregue ao governo municipal nesta quinta-feira (13)


0
Foto: Carolina Leipnitz

Como foi previsto no parecer técnico emitido pela Magma Geologia e Meio Ambiente, empresa contratada pelo município de Cruzeiro do Sul para monitorar a situação da área com alto risco de desmoronamento no centro da cidade, o local precisará ser evacuado novamente a partir desta quinta-feira (13). A decisão leva em conta o alto volume de chuva que está previsto para a região a partir da data.

A indicação foi entregue ao governo municipal nesta quinta pelo geólogo Leandro Petry, diretor da empresa. O documento também explica que retorno para as casas será possível em um período de 24h após a pausa das chuvas e posterior a avaliação geotécnica do local.

O local foi evacuado na noite do dia 23 de maio, quando a Defesa Civil Estadual recebeu um estudo encaminhado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema), que indicava um risco iminente no local. No total, 65 famílias (300 pessoas) foram retiradas às pressas de suas casas.

O retorno para o local foi permitido no dia 31 de maio.

Confira o parecer emitido nesta quinta-feira.

NOTA TÉCNICA

Leandro Petry, Geólogo, CREA RS212039, responsável técnico pelo monitoramento geotécnico da área localizada na região central de Cruzeiro do Sul, coordenadas Longitude 404623.53 m E e Latitude 6734476.54 m S, ART n° 13195381, vem por meio deste orientar que seja feito a evacuação dos residentes do local a partir da data do presente documento, dia 13 de junho de 2024. A orientação é motivada devido à modelos meteorológicos que indicam um volume de chuvas superior a 150 mm entre os dias 14 e 20 de junho de 2024. O retorno dos residentes e transeuntes é indicado para 24h após a cessão das chuvas e posterior a avaliação geotécnica do local. Também, a partir do dia de hoje, devem ser observadas com rigor as condições de uso da área que foram repassadas na nota técnica do dia 02 de junho de 2024. Cruzeiro do Sul – RS. 13 de junho de 2024.

Texto: Vinicius Mallmann
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui