Região precisa ter visão clara do que quer para expandir o trade turístico de forma sustentável, diz secretário de Bento Gonçalves

Rodrigo Parisotto abordou o case de seu município e da Serra Gaúcha, bem como analisou os potenciais do Vale do Taquari em entrevista no estande da Independente na Expovale + Construmóbil


0
Rodrigo Parisotto (Foto: Tiago Silva)

Como o turismo pode alavancar o desenvolvimento, e de que forma uma região e seus atores políticos, econômicos e sociais devem se portar para fomentar o setor e proporcionar mais atrativos e rentabilidade. Esse foi o tema central da conversa com o secretário de turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto, que concedeu entrevista ao “O Vale Cooperativo”, um dos programas temáticos que a Rádio Independente transmite direto do Parque do Imigrante na Expovale + Construmóbil neste domingo (20).

Parisotto trouxe o case de seu município e da Serra Gaúcha como um todo. Ele lembrou do histórico da ideação, planejamento e implementação dos projetos turísticos daquela região, iniciados décadas atrás e que hoje dão frutos positivos para a economia local e a colocam em destaque no cenário nacional.

Para ele, “Lajeado e o Vale podem ficar 30 anos discutindo o que é mais importante ou durante 30 anos se unirem para discutirem o que querem ser daqui a 30 anos”. Parisotto afirma que turismo não se faz sozinho; é um trabalho a muitas mãos, que precisa de unificação regional para exaltar seus atrativos e prender os visitantes. “Unificação regional faz com que o turista venha e circule pela região”, observa.

Parisotto com Alício de Assunção e Paulo Rogério no programa O Vale Cooperativo (Foto: Tiago Silva)

O secretário afirma que é necessário semear o trabalho de base e deixar as vaidades de lado. Identificar os atrativos que são carros-chefe e ao redor deles construir todo um arco de opções com turismo de experiências e entretenimento.

Para isso é fundamental qualificar os espaços e, deste modo, aumentar o tempo de permanência e a circulação dos visitantes com diversidade de opções, ilustra.

Esses passos são possíveis quando uma região tem visão clara do que quer, entende Parisotto, para expandir o trade de forma organizada e sustentável. O papel do município, do poder público, comenta o secretário de Bento Gonçalves, é fomentar projetos para que empresários e investidores apostem e obtenham retorno.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui