Retrospectiva 2022 | Fevereiro: Justiça determina cassação de mandato do prefeito e vice de Forquetinha

Já em Travesseiro, uma sindicância foi aberta pela prefeitura para apurar denúncia contra a servidora pública que também é vereadora por supostamente usar o horário de expediente com agente de saúde, para atender compromissos pessoais


0
Paulo José Grunewald (E) e Grasiani Galli(D) (Foto: Arquivo / Divulgação)

A notícia da cassação de prefeito e do vice, Paulo José Grunewald e Grasiani Galli , respectivamente, abalou a comunidade de Forquetinha em fevereiro. A justiça eleitoral entendeu que os gestores públicos abusaram dos poderes econômico e político na campanha para manutenção de seus cargos. Já em Travesseiro, uma sindicância foi aberta pela prefeitura para apurar denúncia contra a servidora pública que também é vereadora,Mariléia Fussinger Theves por supostamente usar o horário de expediente com agente de saúde, para atender compromissos pessoais. Em Estrela, Márcio Mallmann assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Em Taquari, a Polícia prendeu um homem suspeito de matar o enteado de apenas 3 anos de idade.

Veja que foi notícia em fevereiro:

-A Prefeitura de Travesseiro encaminhou ao poder legislativo do município o processo de sindicância aberto contra a vereadora Mariléia Fussinger Theves (PTB), que também ocupa a função de agente comunitária de saúde. A investigação apurou a denúncia do Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre o suposto uso do horário de expediente da agente de saúde para atender compromissos políticos como vereadora.

-A 29ª Zona Eleitoral de Lajeado decidiu cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Forquetinha. A juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti entendeu que Paulo José Grunewald e Grasiani Galli, da coligação Juntos Podemos Mais, do PP e MDB, abusaram do poder econômico, de autoridade e político para manutenção de cargos do poder público. Houve recurso. Por ser uma decisão em primeira instância, os mandatários seguem ocupando os cargos até o julgamento no TRE.

-Teutônia sediou nos dias 16 e 17 de fevereiro, o II Congresso Internacional de Educação, realizado pelo Colégio Teutônia e prefeitura municipal. Uma das atrações do evento foi a palestra virtual com a Monja Coen Roshi.

-Os vereadores de Estrela elegeram a nova mesa diretora da casa para 2022. Por unanimidade, a chapa encabeçada por Márcio Mallmann (PP), foi escolhida para presidir o parlamento estrelense ao longo do ano legislativo./LF.

-O coordenador-adjunto da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS), com sede em Lajeado, Ederson da Rocha, deixou o cargo. Ele abdicou do posto para assumir a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Paverama./LF.

Polícia

-No dia 4, um homem de 25 anos foi preso acusado da morte do enteado de 3 anos, em Taquari. A criança foi agredida e morreu no dia 3;

-Dois homens e duas mulheres foram presos pelo crime de tráfico de drogas na noite do dia 4, em Westfália, durante a Operação Holzschuh;

-Na noite do mesmo dia, uma revenda de veículos foi invadida no Centro de Arroio do Meio. Na ocasião dois veículos foram furtados, mas posteriormente recuperados.

-Um homem de 38 anos foi assassinado a tiros na noite do dia 6, na área central de Lajeado. Ele seguia a bordo de um automóvel quando ocorreu o atentado.

-Localizado no final da tarde do dia 6, na área de lazer Pérola do Vale, em Arroio do Meio, o corpo de uma jovem de 20 anos, que estava desaparecido desde 31 de janeiro.

-Na tarde do dia 8, um indivíduo foi preso em Roca Sales após roubar R$ 13 mil de morador de Veranópolis

-No dia 9, servidores da prefeitura de Capitão, durante a construção de uma pista de motocross, encontraram uma ossada humana no Parque Municipal de Eventos.

-A Polícia Civil concluiu o inquérito policial e indiciou a mãe e o padrasto do menino de três anos, que foi espancado e morto no dia 3 de fevereiro, em Taquari.

-No dia 12, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um foragido da justiça em São José do Herval. O indivíduo de 27 anos foi condenado pela participação em um assalto à agência lotérica de Santa Clara do Sul, no ano de 2017.

-A Polícia Civil de Arroio do Meio recebeu o laudo da perícia sobre a morte de uma jovem de 20 anos em 12 de janeiro, na localidade de Forqueta Baixa. Um galpão onde ela estava, desabou. Os apontamentos dos peritos afirmam como causa do desabamento, uma escavação que estava sendo feita na propriedade.

-Na tarde do dia 14 um produtor rural de Arroio do Meio encontrou uma ossada humana, na localidade de Linha São Caetano. A ossada estava em meio a um barranco de terra próximo a margem do Rio Taquari.

-Uma pessoa morreu ao perder o controle de uma patrola na manhã do dia 15 no interior de Estrela. O acidente em Linha Roncador vitimou um homem de 67 anos.

-Na noite do dia 15 um homicídio ocorreu no interior de Taquari. A Brigada encontrou o homem de 46 anos sem vida às margens da estrada em Rincão São José. Ele levou um golpe de faca.

-No dia 16, a Draco prendeu um dos principais distribuidores de drogas em esquema de tele-entrega de Lajeado

-A Polícia Civil de Taquari prendeu no dia 17, em Triunfo, o homem apontado como autor do homicídio que vitimou um cidadão de 46 anos, no dia 15, em Taquari

-Um idoso de 70 anos morreu em um acidente de trânsito, no Bairro Campestre, em Lajeado, no dia 17. A vítima colidiu a moto que conduzia na traseira de um caminhão.

-No dia 18 de fevereiro uma idosa de 78 anos foi vítima de estelionato após cair no golpe do falso sequestro, em Santa Cruz do Sul. A vítima teve um prejuízo de R$ 9 mil.

-O motorista de uma Escort morreu após um acidente de trânsito que também envolveu uma carreta no dia 18 de fevereiro. A colisão frontal foi na altura do quilômetro 344 da BR-386, em Lajeado.

-Na noite do mesmo dia uma mulher de 51 anos foi socorrida e encaminhada ao Hospital São José de Arroio do Meio após cair do 3º andar de um prédio localizado na Rua Gustavo Wienandtz, no Centro. A vítima sobreviveu.

-No sábado, 19 o motorista de um Ford Focus, com placa de Paverama, perdeu o controle do carro e colidiu em uma árvore na ERS-129, em Bom Retiro do Sul. A vítima foi socorrida para atendimento médico.

-No mesmo dia um adolescente de 17 anos foi detido após desferir um soco em um policial. O fato ocorreu na Rua Ernani Júlio Sippel, no Bairro Canabarro, em Teutônia, após abordagem a uma moto.

-Um motociclista morreu na tarde do dia 20 de fevereiro após colidir sua moto em um automóvel na localidade de Linha Brasil, na ERS-122.

-Na noite do mesmo dia uma funcionária do DML de Lajeado, foi assaltada dentro do necrotério. Quando ela saía pela porta foi empurrada para dentro do prédio por um homem. O suspeito que chegou a agredir a vítima com chutes e socos, pegou a bolsa da mulher e fugiu.

-Um homem foi preso após abusar da enteada de 13 anos no Bairro Igrejinha em Lajeado. O fato ocorreu na noite de sábado (30), e conforme a Brigada Militar, a menina fugiu de sua casa e procurou ajuda dos vizinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui