Setembro: enchente catastrófica deixou saldo de mais de 50 mortos e destruiu cidades no Vale do Taquari

Confira o que foi destaque no nono mês de 2023


0
Foto: Arquivo Grupo Independente/ Lucas Brunetto

Setembro de 2023 foi marcado pela ocorrência de uma das maiores enchentes que se tem registro na região. O nível do rio Taquari atingiu a marca de 29,62 metros, causando destruição e deixando um saldo de mais de 50 mortos. O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou seis pessoas pelo crime de tentativa de homicídio do promotor Jair Franz, em Teutônia. Relembre este o outros fatos que foram notícia em setembro de 2023.

Enchente catastrófica de setembro deixou saldo de mais de 50 mortos e destruiu cidades no Vale do Taquari

No dia 5 de setembro, o Vale do Taquari registrou a segunda maior cheia da história. O rio Taquari estabilizou às 15h15, na marca dos 29,62 metros. A enchente catastrófica causou os maiores prejuízos nas cidades de Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Roca Sales. O episódio resultou em 53 mortos na região, sendo que 5 pessoas continuam desaparecidas. Mais de 3 mil pessoas precisaram ser resgatadas e 943 ficaram feridas. No total, a enchente deixou 5,2 mil desabrigados e mais de 22 mil desalojados. O prefeito de Muçum Matheus Trojan relatou a situação caótica na qual o município foi lançado após a catástrofe. O evento climático afetou 4.456,8 quilômetros de estradas vicinais e causou problemas de escoamento da produção em 197 comunidades. Houve danos em 1.192 casas, 621 galpões, 12 armazéns, 116 silos, 25 estufas de fumo, 128 açudes, 53 aviários e 45 pocilgas. Na pecuária, morreram 29.356 animais. O prejuízo total estimado foi de R$ 1,1 bilhão.

Vice-governador transfere gabinete para o Vale do Taquari

O vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, transferiu seu gabinete para Encantado. Durante duas semanas, Souza despachou as demandas do Estado, com prioridade para questões envolvendo a enchente catastrófica que atingiu o Vale do Taquari.

Prefeito de Muçum apresenta documento com nove demandas ao presidente em exercício Geraldo Alckmin

O Vale do Taquari recebeu a visita do vice-presidente, que estava em exercício do cargo na época, Geraldo Alckmin. Ele veio acompanhado de ministros e representante de órgãos ligados ao Governo Federal. O governador, Eduardo Leite, acompanhou a comitiva. Na ocasião, a comitiva visitou os municípios mais atingidos pela enchente no Vale do Taquari e anunciou medidas de amparo às prefeituras.

Primeira-dama Janja cumpriu agenda no Vale do Taquari

A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, cumpriu agenda no Vale do Taquari. Durante o roteiro, Janja, acompanhada de ministros e lideranças políticas visitou as cidades de Arroio do Meio, Muçum, Roca Sales, Estrela e Lajeado. O objetivo da agenda foi conferir in loco os estragos causados pela enchente catastrófica de setembro e levar ao marido, o presidente Lula, as demandas dos municípios e flagelados pela cheia.

Santa Clara do Sul tem o 10º melhor índice de educação do RS

Pesquisa do Governo estadual revelou que Santa Clara do Sul ocupa a 10ª posição no Índice Municipal de Educação do Rio Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui