Site criado por voluntários busca unir tutores a animais desaparecidos na enchente no RS

Pets RS é mantida pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), ONG atuante em milhares de resgates na tragédia


0
Plataforma "Pets RS" (Foto: Reprodução)

Fundada em 2011 por voluntários, a organização não-governamental (ONG) Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) já atuou em mais de 60 catástrofes dos mais variados tipos. Mas as enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram mais de 12 mil animais em situação de emergência, conforme a ONG, trouxeram uma maior carga desafiadora aos mais de 35 profissionais atuantes em algum momento no estado. Passada a fase mais aguda de resgates em si, é chegado o momento de unir pets e tutores.

O Grad afirma atuar junto aos órgãos oficiais, como a Defesa Civil Estadual, pois também tem um termo de cooperação ativo junto ao governo do estado, integrando também o Gabinete de Coordenação de Resposta à Fauna (GCRF), dentro do chamado Plano Rio Grande.

O grupo atuou em milhares de resgates, orientando ainda prefeituras sobre boas práticas em abrigos a animais, e empenha-se agora na manutenção da plataforma gratuita “Pets RS”, desenvolvida voluntariamente para conectar bichinhos perdidos com seus donos. A demanda é alta, e no começo da tarde desta sexta-feira, havia mais de 10,3 mil animais cadastrados. No site, é possível filtrar cães, gatos, cavalos, pássaros, entre outros, desaparecidos e em busca de um novo tutor em diversos municípios do estado, e que estão em 138 abrigos.

Abrigos podem cadastrar informações e fotos dos bichinhos na Pets RS, algo que pode ajudar os tutores originais a encontrá-los. Os donos também podem cadastrar animais perdidos, e o animal em questão recebe um selo de “desaparecido” até ser encontrado.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui