Você suporta o amor que recebe?

Feito o girassol, tem gente que demonstra o amor de forma avessa


0
Foto: Freepik

O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu uma história que fala sobre a demissão indevida de um jardineiro. Acontece que ele trabalhava para uma família e sua missão principal era cuidar das flores. O patrão andava incomodando porque o jardineiro ficava muito tempo no jardim, e, ao que parecia, não estava trabalhando. Por conta disso, decidiu mandar o homem embora.

O que o empregador não sabia é que o jardineiro conversava com as flores. Todas esperavam por ele, menos o girassol, que chegava a virar a cara para o outro lado. O comportamento do girassol até chateava o jardineiro, contudo, ele seguia tratando todas as flores de forma semelhante. Depois da demissão do jardineiro, o jardim foi tomado de tristeza, inclusive o girassol estava muito chateado.

– Você o tratava mal, agora está arrependido?

– Não, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.

Feito o girassol, tem gente que demonstra o amor de forma avessa. Não consegue assumir o que sente, muito menos aceitar o afeto que o outro oferece. Por alguma razão, que tem a ver com a sua constituição psíquica, entende que precisa tratar com desdém aquele que lhe dirige bons sentimentos.

Texto por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui