Câmara de Lajeado terá dois projetos com permutas de terrenos e tribuna livre sobre a nova Ponte de Ferro

Ao todo, sete propostas estão na pauta do dia. O encontro acontece a partir das 17h desta terça-feira (4)


0
Vereadores de Lajeado se reúnem em sessão ordinária na noite desta terça-feira (4), a partir das 17h (Foto: Gabriela Hautrive)

Os vereadores de Lajeado se reúnem em sessão ordinária na noite desta terça-feira (4), a partir das 17h. Sete projetos de lei estão previstos na pauta de votação, além de tribuna livre com o diretor da Construtora Lyall, Roberto Lucchese, para falar sobre a nova Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, no Rio Forqueta. Entre os projetos, estão duas propostas que tratam sobre permutas de terrenos envolvendo propriedades privadas e a prefeitura.

Uma situação é sobre a permuta de um imóvel matriculado do município por outro imóvel de Comércio de Paletes Widthauper Ltda. A outra proposta é um pagamento de um terreno urbano de propriedade de Gutenfels Empreendimentos Ltda e Vargas Construções e Incorporações Ltda, em troca da quitação de multa aplicada pela Comissão de Mensuração por conta de um processo administrativo.

Além disso, há outros cinco projetos na pauta. Um deles prevê abertura de crédito no valor de R$ 10,4 mil para a Secretaria do Desenvolvimento Social. Também tem o projeto que altera a Lei Municipal que disciplina sobre a atuação do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores e dispõe sobre a criação de políticas de proteção e controle populacional de animais em Lajeado.

Três projetos com parecer pela ilegalidade

Outros três projetos de lei possuem parecer pela ilegalidade através da comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro parlamentar. Dois são da vereadora Ana Rita Azambuja – Ana da Apama (PP) e um do Sérgio Luiz Kniphoff (PT).

Um autoriza a repassar aluguel social às famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade social; outro dispõe sobre o sistema de cisternas no Município de Lajeado e o do Kniphoff disponha sobre a contratação em caráter emergencial de engenheiros civis para avaliação de casas em risco e de assistentes sociais para cadastramento e atendimento de famílias flageladas no município de Lajeado.

Sobre a Tribuna Livre

Após a sessão, será aberto tempo de fala para o empresário Roberto Lucchese. Ele falará sobre a reconstrução da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio, que teve parte levada pela força das águas. A estrutura emergencial é feita pela iniciativa privada e ficará no local até que uma ponte permanente seja construída.

A responsável pela ponte permanente é a empresa Medabil, de Nova Bassano, que venceu a licitação e fará a construção da ponte que substituirá a ponte de ferro. Já a ponte emergencial, que está sendo feita pela Lyall, já começou a ser montada e deve ser inaugurada até a próxima segunda-feira (10).

Se os municípios decidirem por manter as duas pontes, o tempo de construção e custos serão maiores, já que não poderão usar a estrutura já existente da antiga Ponte de Ferro.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui