Congresso do Peru rejeita dois pedidos para destituir Boluarte

O primeiro pedido obteve 49 votos contra, 33 a favor e 15 abstenções, enquanto o segundo alcançou 59 contra, 32 a favor e 11 abstenções


0
Foto: Dina Boluarte / Reprodução

O Congresso do Peru rejeitou, nesta quinta-feira (4), a admissão para debate de dois novos pedidos de destituição contra a presidente Dina Boluarte, promovidos pela esquerda da oposição devido ao escândalo dos relógios Rolex e das joias não declaradas. As moções, que acusavam Boluarte de ‘incapacidade moral permanente’ para prosseguir até o final do seu mandato em 2026 devido ao fato de ser investigada por suposto enriquecimento ilícito, ‘não foram admitidas’, disse o presidente do Congresso, Alejandro Soto, após finalizar as votações, que foram realizadas separadamente.

Uma das moções foi apresentada pelo Peru Livre, partido de esquerda ao qual pertencia Boluarte, enquanto a segunda foi de autoria da bancada também esquerdista Mudança Democrática – Juntos pelo Peru. As votações foram realizadas na véspera do depoimento da presidente peruana ao Ministério Público, nesta sexta-feira (29), sobre o escândalo conhecido como Rolexgate.

No sábado (30), o MP e a polícia fizeram buscas em sua casa e seu gabinete à procura dos relógios e joias. Nos 16 meses da presidente no poder, os legisladores de esquerda apresentaram quatro moções de destituição contra ela. Nenhuma foi admitida para discussão.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui