Enchente atingiu 14 localidades do interior de Estrela e devastou 37 quilômetros de estradas

“A retomada está sendo iniciada pela reforma das estradas. Vai bastante tempo ainda", reconhece o secretário interino de Agricultura


0
Foto: Divulgação

Os prejuízos na agricultura de Estrela em função da enchente de 4 de setembro somam mais de R$ 9,2 milhões, segundo levantamento da prefeitura. Quatorze localidades do interior foram impactadas, e as águas do Rio Taquari, na sua segunda maior enchente que se tem registro, comprometeram 37 quilômetros de estrada.

Um mutirão foi organizado para reparar os danos no município. As equipes já patrolaram a ERS-129 e colocaram brita para restaurar as condições de trafegabilidade. Também foram iniciadas as limpezas e reformas de outras vias do interior.

No campo, o impacto também foi feroz. A enchente destruiu lavouras de milho e trigo, e será preciso recuperar 200 hectares de solo. Conforme o secretário interino de Agricultura, Armin Kich, foram perdidas 1,4 mil toneladas de silagem e 160 hectares de pastagens, hortaliças e cercas.

“A retomada está sendo iniciada pela reforma das estradas. Vai bastante tempo ainda”, reconhece o secretário interino. “Tem bastante demanda nesse momento, mas vamos procurar atender todo mundo.”

A Feira do Produtor e Feira do Peixe Vivo de Estrela também não escapou da cheia. A comercialização ocorre na Praça Henrique Roolaart, no Centro. Foram perdidos equipamentos como balcões e freezers. Como os produtos não ficam armazenados ali depois do horário comercial, eles não foram perdidos. Já os equipamentos chegaram a ser erguidos, mas a água subiu mais do que o previsto.

A feira conta com 22 feirantes fixos e 5 participam com produtos sazonais, de época. Os peixes são vendidos de 15 em 15 dias, e a Feira do Produtor é realizada nas quartas e nos sábados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui