Escândalo sexual na Caixa impõe novo desafio eleitoral para o governo

Planalto agiu rápido na substituição: Bolsonaro escolheu para o lugar de Pedro Guimarães a braço direito de Paulo Guedes no Ministério da Economia, Daniella Marques


1
Foto: Reprodução / Caixa

Uma semana após a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, o governo novamente se vê contra parede, agora com a demissão do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ele caiu nesta quarta-feira (29) após denúncias de assédio sexual trazidas a público pelo portal Metrópoles, de Brasília.

Guimarães é alvo de acusações de assédio relatadas por funcionárias da instituição. Sua manutenção no posto se tornou insustentável, e o governo agiu rápido na substituição: Bolsonaro escolheu para a presidência do banco Daniella Marques, braço direito de Paulo Guedes, ministro da Economia.

Se na semana passada o caso de Ribeiro comprometia o discurso de “no meu governo não tem corrupção”, a situação de Guimarães traz outro componente que preocupa o governo. Bolsonaro precisa melhorar sua imagem perante o eleitorado feminino, e um escândalo de assédio deixa o presidente em maus lençóis especialmente com este segmento. Guimarães é próximo do chefe do Executivo, viaja com frequência na comitiva presidencial, participa de lives com Bolsonaro e sua liderança e condução na Caixa eram bem-vistas pelo Planalto.

Até agora temos poucas informações de uma investigação que ocorre em sigilo, mas os fatos tornados públicos dão conta de uma situação grave, de uma conduta reprovável. Casos de assédio devem ser investigados com atenção, as versões checadas à exaustão para separar fatos da narrativa, bem como o direito de defesa respeitado. Importante um trabalho cuidadoso da polícia e do Ministério Público para apurar todas as circunstâncias.

Um pausa

O Direto de Brasília faz uma pausa de ao menos três meses em função do período eleitoral. Deixo o quadro momentaneamente por minha pré-campanha a deputado estadual, cargo ao qual concorro pelo Novo. Desde a estreia, em 10 de março de 2021, até aqui, foram 68 edições do quadro, nas quais abordei fatos em primeira mão, repercuti informações atuais e relevantes da cena política nacional, em participações recheadas com análises e opiniões pautadas pelo princípio de liberdade com responsabilidade.

Em áudio e vídeo, fiz participações dos corredores do Congresso, das salas de comissões, na Esplanada dos Ministérios, em saguões de aeroporto, na beira de rodovia. Trouxe prefeitos, vereadores e lideranças do Vale do Taquari durante agendas em Brasília, bem como informações cruciais para a região, como a liberação da duplicação da BR-386 entre Lajeado e Marques de Souza pelo Ibama após demora na licença ambiental.

Uma experiência gratificante e edificante para mim, como engenheiro, ser um corresponde da rádio e articulista no portal de notícias do grupo. Agradeço à direção e a toda a equipe de produção e jornalismo do Grupo Independente pela confiança e pela parceria.

Texto por Douglas Sandri, graduado em Engenharia Elétrica e assessor parlamentar

 

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui