Marcelo Caumo projeta usar estrutura da ponte provisória do Exército para fazer nova ponte no futuro entre Lajeado e Arroio do Meio

De acordo com o prefeito, a tendência é que a Ponte de Ferro seja destinada apenas à passagem de pedestres e ciclistas quando outras vias forem retomadas


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Marcelo Caumo (Foto: Eduarda Lima)

Os municípios de Lajeado e Arroio do Meio poderão ter três pontes para o trânsito de veículos até o próximo ano. A informação foi citada pelo prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, durante entrevista ao Troca de Ideias desta sexta-feira (14).

Sobre a estrutura que será construída ao lado da Ponte de Ferro, com duas vias e possibilidade de passagem para veículos pesados, Caumo reafirmou que o segundo projeto está sendo analisado pela Defesa Civil. A expectativa de retorno segue para este final de semana, como anunciado pelo secretário-executivo do Ministério de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen. A licitação do primeiro plano de trabalho, vencida pela Medabil, não foi homologada justamente pela possível necessidade de adaptações ou até de um novo processo licitatório.

O novo prazo para a entrega dessa estrutura fica para dezembro, assim como a ponte da ERS-130, que tem as obras conduzidas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).

Já a ponte do exército deve ficar pronta no começo de julho e funcionará durante cerca de 8 meses. Posteriormente, o trabalho realizado no local poderá ser aproveitado para que se licite outro tablado e essa será mais uma opção de conexão entre a parte alta e baixa do Vale do Taquari.

A Ponte de Ferro, que atualmente é a única opção para o trânsito de veículos entre Lajeado e Arroio do Meio, deve ser destinada apenas para pedestres e ciclistas quando as outras conexões forem retomadas. De acordo com Caumo, a tendência é que a chamada “ponte da reconstrução” permaneça no local como um ponto turístico.

“Depois das estruturas prontas, a gente vai ter uma situação melhor do que a gente tinha antes dessa tragédia. Assim que é o Vale do Taquari: os desafios são postos e a gente tem que enfrentar o desafio”, reflete Caumo.

Em Lajeado, já existe um projeto de recapeamento da Avenida Senador Alberto Pasqualini para suportar o trânsito que passará pelo local. Além disso, a ideia é utilizar a Rua Pedro Petry como opção de ligação para veículos pesados para a ERS-130.

Texto: Eduarda Lima
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