Nível do Rio Taquari começa a baixar em Santa Tereza

Em Muçum e Estrela rio segue subindo lentamente; estabilização deve ocorrer no fim da tarde ou início da noite em Lajeado


0
Praça do Porto, no Centro de Santa Tereza, na beira do Rio Taquari, às 13h (Foto: Jader Becker/Defesa Civil)

O nível do Rio Taquari começou a baixar em Santa Tereza no fim da manhã desta segunda-feira (17), no encontro do Rio das Antas com o Rio Taquari. Essa informação é importante porque indica o tempo para estabilização do manancial em Encantado, Muçum, Estrela e Lajeado. Às 11h45 o rio chegou ao seu pico em Santa Tereza, com 16,31m e baixou 3cm em relação à hora anterior. Às 12h45 já baixou mais 10cm, totalizando uma redução de 13cm em duas horas.

A resposta para Muçum leva em torno de 4 horas, para Encantado, são cerca de 6 horas e para Lajeado e Estrela, aproximadamente 10 horas. Ou seja, o rio deve começar a baixar no meio da tarde em Encantado e Muçum e no fim da tarde/início da noite em Lajeado e Estrela.

SAIBA MAIS: Acompanhe o nível do Rio Taquari

Na manhã desta segunda-feira não choveu na serra e nas cabeceiras, mas há previsão de novos volumes de chuva ainda para esta segunda e, principalmente para a terça-feira (18). Dessa forma o nível do Rio Taquari poderá voltar a subir e chegar a cotas maiores que as observadas até o momento.

Às 12h45 desta segunda o rio estava com 17,63m em Muçum, com elevação de 14cm em relação à hora anterior e 23,22m em Estrela, com elevação de 15cm em relação às 11h45. Isso significa dizer que o Rio Taquari já está com mais de 10 metros de elevação em relação ao seu nível normal em Lajeado e Estrela, que é de 13m.

Texto: Ricardo Sander
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui