Nova sede da Apae de Bom Retiro do Sul contará com piscina e setores separados por cores em uma estrutura de 749 metros²

Projeto arquitetônico será apresentado para comunidade a partir das 19h30 desta quarta-feira (8) na Câmara de Vereadores


0
Projeto 3D de como será a nova faixada do prédio (Foto: Apae / Divulgação)

Na noite desta quarta-feira (8) será apresentado o projeto arquitetônico para nova sede na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Bom Retiro do Sul no auditório da Câmara de Vereadores. O prédio será construído próximo da sede atual, na Rua Pedro Carneiro Pereira no Centro da cidade em dois terrenos que foram doados, sendo um pela prefeitura e outro por intermédio do empresário Luciano Mallmann no Loteamento Jardim das Pedras.

O projeto moderno e amplo foi feito de forma gratuita pelo engenheiro Felipe César Schmidt e pelo arquiteto Hélio de Souza Rosa Júnior, ambos moradores de Bom Retiro do Sul. A área contará com 749 metros² de área construída, envolvendo piscina e setores separados por cores. Ainda não há um valor estimado para o custo da obra, mas será feita com recursos próprios da Apae. Além disso, não há data para que a construção inicie.

O encontro desta quarta-feira está marcado para ás 19h30 e toda comunidade está convidada a participar desse momento histórico para a associação, conforme a presidente da Apae, Elizabete Pereira da Rosa. “Vamos apresentar o projeto arquitetônico da nova sede da Apae. Ganhamos dois terrenos do município de Bom Retiro do Sul e, com isso, vamos construir, porque a nossa Apae atual ficou pequena devido às demandas e, também, com essa sede nova, nós vamos poder proporcionar mais atendimentos, mais alternativas de tratamentos e, também, mais programas que a gente possa fazer junto com nossos alunos em benefício deles”, relata.

Além da apresentação do espaço, o momento na Câmara de Vereadores contará com apresentação de alunos da Apae. “Vai ter a apresentação dos nossos alunos, em seguida vai ter a apresentação do projeto pelo engenheiro Felipe e o arquiteto Júnior, que vão apresentar como será a estrutura da nossa Apae nova”, completa.

Diretora da Apae, Aline Machado (E) e presidente da associação, Bete da Rosa (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo a diretora da Apae, Aline Machado, a atual sede da associação está pequena, já não comporta mais a quantidade dos projetos e atividades desempenhadas no local. “Hoje a gente tem projetos sendo apresentados no Ministério da Cultura, no Ministério da Saúde, no Ministério do Esporte, entre tantos outros que estão nos exigindo um espaço maior para poder atender todos os usuários e promover um bem-estar a todos eles”.

O novo prédio contempla mais salas de aula, piscina, refeitório mais amplo, salas específicas para cada área e setores separados por cores, permitindo que a Apae realize atividades, que hoje, o atual espaço não comporta. “Hoje nós temos dois projetos do Governo Estadual, que um deles é o TEAcolhe.  Nós somos referência, Centro Regional de Referência em Autismo. E recentemente a diretoria assinou contrato então para o CAS, que é Centro de Atendimento em Saúde. Este projeto está sendo executado numa sala próxima da Apae, mas um prédio separado justamente por falta de espaço físico”, explica.

Atualmente a Apae de Bom Retiro do Sul conta com 50 alunos e tem entorno de 300 atendimentos clínicos por mês. O novo prédio contará com diversas salas, incluindo sala de autismo e convivência, biblioteca, recreação, banheiros, piscina e elevador.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui