O frango de Napoleão

Prato preferido do General surgiu de um improviso de seu cozinheiro


0

Napoleão Bonaparte (1769-1821) chegou ao poder por meio de um golpe de estado. Encerrou os dez anos de turbulência da Revolução Francesa e enfrentou uma longa crise institucional criada por problemas de ordem política, econômica e social.

Maior general dos tempos modernos e inigualável estrategista, devolveu o orgulho cívico ao seu país pelas sucessivas vitórias militares. Admirador do romano Júlio César, queria transformar a França na maior potência mundial.

Um dos feitos militares de Napoleão foi o trunfo na Batalha de Marengo, no Norte da Itália, travada a 14 de junho de 1800. Seu exército bateu o austríaco, que ocupava a região, obrigando-o a aceitar a derrota e se retirar.

Durante o combate, o carroção da intendência se extraviou com os mantimentos da comida dos generais. O cozinheiro ficou desesperado, mas não desistiu. Napoleão jamais comia antes de uma batalha, apenas quando ela terminava. Então, o mestre-cuca pediu aos ajudantes que encontrassem nas redondezas os gêneros possíveis. Voltaram com um frango, três ovos, quatro tomates, seis camarões de água doce, alguns dentes de alho, um ramo de salsinha e um pouco de azeite.

Juntando um pouco de conhaque, o cozinheiro fez um prato de combinações incomuns, batizado de Poulet Sauté Marengo (Frango Marengo). Caiu no gosto de Napoleão. Supersticioso, ele passou a exigi-lo depois de cada batalha.

Mais tarde, Dunand tentou equilibrar a receita. Trocou os camarões por cogumelos, o conhaque por vinho branco e incorporou tomate e croûtons, ou seja, pequenos cubos de pão dourados na manteiga. Napoleão vetou o aperfeiçoamento. Suspeita-se ter sido por superstição. A fim de trazer bom augúrio, o prato deveria permanecer igualzinho ao da Batalha de Marengo.

Napoleão não era um gourmet. Gostava da comida consistente, para não usar palavra mais forte, comia com as mãos e as limpava no pão. Pela manhã, atracava-se com ovos fritos na manteiga, queijos , queijos curados e azeitonas temperadas. No almoço ou jantar, comia linguica com lentilhas ou compota de maçãs, crépinettes, um embutido de carnes variadas, envolvido pela membrana rendilhada que reveste a cavidade abdominal do porco, e e macarrão com ragu de carneiro. Adorava sopas opulentas.

Também não era grande entendedor de vinho. Por algum tempo bebeu um tinto da Córsega, em homenagem à ilha natal. Por gosto e superstição, passou-se para o tinto Chambertin, da Bourgogne, procedente de vinhedos melhores e de maior fama na região. Hoje, chama-se Gevrey-Chambertin, pois incorporou o nome da sua comuna. Conheceu-o quando ainda era oficial de artilharia e passou por ali.

Poulet Sauté Marengo – Rende quatro porções
Ingredientes

1 frango de aproximadamente 1 1/2 Kg
2 colheres (sopa) rasas de azeite de oliva
2 colheres (sopa) rasas de manteiga
150g de champignons
2 dente de alho amassados
1/2 copo de vinho branco seco
3 tomates sem pele, bem picados
60g de extrato de tomate
1 copo de caldo de vitelo
8 cebolinhas pequenas
1 colher (sopa) de manteiga (finalização)
Salsinha picada a gosto
Sal

Guarnição

4 camarões temperados com sal, ligeiramente aferventados e reservados no calor
4 fatias grandes de pão de forma fritas na manteiga
4 ovos fritos

Preparo

1. Corte o frango em pedaços, pelas juntas, tempere-os com sal e frite-os em uma panela, com o azeite misturado á manteiga. Alguns minutos antes do término do cozimento do frango, junte os champignons.
2. Retire os pedaços de frango e os champignons da panela e reserve-os quentes.
3. Mantenha a panela no fogo, com os sucos do cozimento e introduza os dentes de alho amassados. Incorpore o vinho e reduza a dois terços. Complete colocando os tomates, o extrato, o caldo de vitelo e as cebolinhas.
4. Deixe ferver por uns cinco minutos e adicione a carcaça,  as coxas e sobrecoxas. Ferva por mais cinco minutos e coloque os pedaços do peito e as asas. Deixe mais um tempo no fogo, até o frango ficar bem macio. Junte os champignons e prove o sal.

Finalização

5. Distribua os pedaços de frango e os champignons nos pratos.
6. Leve o molho da panela ao fogo, reduzindo-o se for necessário. No final, desligue o fogo, junte uma colherada de manteiga e misture. Coloque o molho sobre o frango e polvilhe a salsinha.
7. Guarneça os pratos com os camarões, as fatias de pão e os ovos fritos. Sirva imediatamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui