Prefeitura de Lajeado deverá construir novo canal para evitar alagamentos na Rua do Valão

Segundo a secretária do Planejamento de Lajeado, Cátia Berteli, a ideia da administração é interditar uma das ruas na Avenida Décio Martins Costa e fazer um canal paralelo ao outro


1
Rua do Valão (Foto: Cícero Copello)

Na Sexta-Feira Santa (29) e neste domingo (7), a Rua do Valão, em Lajeado, registrou alagamentos por conta das chuvas. De acordo com Cátia Berteli, secretária municipal do Planejamento, a causa dos acúmulos de água na Avenida Décio Martins Costa são as obras na BR-386, já que dois canais se juntam e desembocam no mesmo ponto.

Durante o programa Troca de Ideias desta segunda-feira (8), Cátia afirmou que a prefeitura analisa a construção um novo canal para evitar os transtornos. “Além da limpeza que começou na sexta-feira, a ideia é interditar uma das ruas, toda a extensão, abrir fora a fora e fazer um novo canal paralelo ao outro. Não tem como a gente escapar disso.”

Cátia Berteli (Foto: Eduarda Lima)

A preocupação também é ambiental, porque a falta de vazão para a água gera acúmulo de  entulhos e já foram encontrados itens como lixos, pedras, galhos e até um fogão.

Além disso, a área recebe obras de remodelação com foco na prática de esportes, e contará com quadras de basquete, tênis, pistas de caminhada, patinação e skate. Devem ser dispostas mesas de xadrez e de tênis, para partidas de tênis de mesa, academia ao ar livre e quadra de bocha, a ser construída com um piso sintético emborrachado que não sofrerá com as condições climáticas. “Todo material que nós estamos utilizando nesse projeto a gente pensa muito na questão da enchente”, explica Cátia.

Rua Donga de Menezes também sofre com alagamentos

Outra região que teve complicações com inundações no domingo (7) foi a Rua Donga de Menezes, no Bairro Montanha. Como já anunciado pelo prefeito Marcelo Caumo, uma obra de macrodrenagem será feita no local, também prejudicado pelas obras na BR-386. Segundo Cátia, “a comunicação com a CCR é bem difícil, para não dizer quase que impossível”, o que dificulta a resolução do problema.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

1 comentário

  1. Dizer que a causa de alagamento no valão são as obras na BR é uma inverdade, já que esse problema é antigo e histórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui