Solenidade marca os 24 anos de instalação do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari

Ocasião serviu para comemorar o aniversário do CRPO e reconhecer o trabalho de personalidades na área da segurança pública


0
Foto: Luís Fernando Wagner

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO-VT) completa 24 anos de instalação neste domingo (23). Para marcar a data, ocorreu nesta sexta-feira (21) solenidade alusiva ao aniversário, tendo por local, o auditório do Sesc, na Rua Silva Jardim, no Centro de Lajeado. A ocasião contou com a presença de militares do quadro de oficias da Brigada Militar e autoridades locais. No ato , o atual comandante do CRPO-VT, coronel Gílson Wagner de Oliveira Alves aproveitou a oportunidade para anunciar a chegada de nove viaturas semi-blindadas para a região. Os veículos, do modelo Duster, serão distribuídos entre os municípios abrangidos pelo Comando.

Foto: Luís Fernando Wagner

Personalidades recebem distinção

Durante a solenidade, foram entregues medalhas a personalidades selecionadas pela Brigada Militar, que de uma ou de outra forma, prestam sua contribuição para a área da segurança pública. “Nada mais justo e oportuno, do que no dia do aniversário do CRPO-VT reconheçamos o trabalho que estas pessoas executam na nossa região”, comenta o comandante Wagner.

Laureados

Coronéis da Brigada Militar, Vladimir Luís Silva Rosa, Márcio de Azevedo Gonçalves e João Aílton Iaruchewiski; major da Brigada Militar Luiz Carlos Choazje; sargentos da Brigada Militar, Vinícios Dias Valença e Fernanda Olga Reiter; Soldados da Brigada Militar, Ereli Machado Cáceres, Evandro Schwartzer e Domingos Gheno; Reitora da Univates Evânia Schneider; Prefeito de Estrela Elmar Schneider; juiz de Direito da Comarca de Lajeado Marcelo Silva Carvalho; Promotor Público da Comarca de Taquari André Prediger; delegados da Polícia Civil Juliano Stobbe e Humberto Messa Röhrig, além dos integrantes da sociedade civil organizada, Vianei Luís Alberton, Mara Berenice de Moraes Cherubini e Jaqueline Figueiredo Kruel.

Foto: Luís Fernando Wagner

História do Comando

O CRPO-VT, foi inaugurado no dia 23 de outubro de 1998, em Lajeado. O primeiro comandante foi o estrelense Gilmar Leonhardt, na época, major da Brigada Militar. A primeira sede situava-se na Rua Júlio May, nº 353, em Lajeado, endereço que abriga atualmente o 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O espaço serviu de sede por apensa três meses. Após, o Comando se transferiu para o prédio locado, na Rua Paul Oppliger, no Bairro São Cristóvão.

Em 2008, no ano do seu 10º aniversário, foi inaugurada a sede atual na Rua Marechal Deodoro, 212, no Centro, prédio que sediava o Fórum da Comarca de Lajeado. O comando regional teve várias denominações e articulações territoriais: ao ser instalado, abrangia a região do Vale do Taquari, depois foram acrescentados municípios do Vale do Caí e a última alteração ocorreu em 23 de maio de 2004, quando teve sua região de responsabilidade ajustada com o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). O CRPO-VT é divido em dois batalhões: o 22° BPM, com sede em Lajeado e 40° BPM, endereçado em Estrela.

O CRPO é responsável por 37 municípios em termos de polícia ostensiva, sendo eles: Lajeado; Santa Clara do Sul; Cruzeiro do Sul; Sério; Forquetinha; Arroio do Meio; Capitão; Coqueiro Baixo; Canudos do vale; Progresso; Relvado; Marques de Souza; Anta Gorda; Pouso Novo; Arvorezinha; Dois Lajeados; São Valentim do Sul; Muçum; Putinga; Ilópolis; Doutor Ricardo; Roca Sales; Nova Bréscia; Vespasiano Corrêa; Travesseiro; Capitão; Estrela; Colinas; Bom Retiro do Sul; Fazenda Vila Nova; Teutônia; Westfália; Poço das Antas; Paverama; Imigrante; Tabaí e Taquari.

Luís Fernando Wagner
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui