Fetag e STR realizam em 11 de outubro o Dia Nacional em Defesa dos Produtores e da Cadeia Produtiva do Leite

Uma grande mobilização está marcada para a cidade de Jaguarão. O Vale do Taquari estará representado por cerca de 40 produtores


0
Foto: Divulgação

Segundo a Fetag-RS, a situação da cadeia leiteira no Brasil se agrava a cada dia. Inúmeras reuniões já foram realizadas com o governo federal em busca de medidas eficientes e que de fato ataquem as causas do problema, porém, até agora nada foi anunciado.

Com o objetivo de chamar a atenção dos governos estaduais, do governo federal e da sociedade em geral para a gravidade da situação, sob coordenação da Contag, a Fetag-RS e as demais federações que representam a agricultura familiar no Brasil irão promover em 11 de outubro o Dia Nacional em Defesa dos Produtores e da Cadeia Produtiva do Leite. Uma grande mobilização está marcada para a cidade de Jaguarão. O Vale do Taquari estará representado por cerca de 40 produtores.

Estão sendo organizadas mobilizações em diversos estados brasileiros que possuem produção de leite. Em paralelo, uma comissão de lideranças das entidades estará em Brasília para pressionar o governo federal e o Congresso Nacional em busca de medidas que venham a salvar a pecuária leiteira brasileira e os seus produtores, que seguem abandonando a atividade.

A Fetag-RS vem alertando o governo desde o mês de março e já organizou mobilizações em Porto Xavier e em Frederico Westphalen, atos que reuniram produtores, mas que não sensibilizaram o governo.

Para o dia 11 de outubro, a Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão organizando mais uma grande mobilização, em Jaguarão.

Foto: Divulgação

Presidente

A reportagem da Rádio Independente conversou com o presidente do STR de Estrela, Rogério Heemann, que comentou detalhes da mobilização. “Da nossa região serão cerca de 40 produtores. No geral esperamos mais de 1.500 pessoas. A saída ocorre no dia 10, à meia-noite, aos fundos do STR de Lajeado. Neste dia, os produtores deverão estar unidos e se colocando a disposição dos atos”, cita ele.

As importações desenfreadas de leite dos países do Mercosul estão levando a cadeia leiteira nacional ao colapso e os governos dos estados e da União, além dos parlamentares, precisam se conscientizar de que cabe a eles tomar as medidas que salvem a produção interna urgentemente. “Chega de reunião. Queremos solução. Está na hora do governo auxiliar o nosso produtor, ou ele faz isso ou a gente vai parar com a produção de leite no país”, conclui Heemann.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui