Lago de parque é fechado após caso raro de ameba “comedora de cérebro”

Residente do Missouri que esteve no local foi infectado com o protozoário que pode causar meningoencefalite amebiana primária


0
Foto: Divulgação

Um parque no estado de Iowa, nos Estados Unidos, foi fechado depois que uma infecção rara do cérebro foi confirmada em um visitante que recentemente foi nadar no local. A praia do Parque Estadual Lago dos Três Fogos, no condado de Taylor, permanecerá fechada para banhistas, informou o Departamento de Saúde Pública.

De acordo com o departamento, o fechamento é uma resposta preventiva a uma infecção confirmada de ameba “comedora de cérebro” em um residente do Missouri com exposição potencial recente enquanto nadava na pelo local.

O protozoário é uma ameba unicelular microscópica de vida livre que pode causar uma infecção rara do cérebro com risco de morte chamada meningoencefalite amebiana primária (Map).

O comunicado ainda cita que “a doença é extremamente rara. Desde 1962, apenas 154 casos conhecidos foram identificados nos Estados Unidos”.

A ameba pode ser encontrada no solo e em água doce e morna, como lagos, rios e fontes termais, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Também pode ser encontrado em piscinas mal conservadas ou sem cloro.

As infecções causadas pela ameba podem ocorrer quando a água onde o organismo está presente entra no corpo através do nariz de uma pessoa e depois viaja até o cérebro, onde destrói o tecido cerebral, comunicou o departamento de saúde. A infecção não é contagiosa e não pode ser causada pela ingestão de água contaminada.

Os sintomas começam com fortes dores de cabeça, febre, náuseas e vômitos antes de evoluir para convulsões, alucinações e coma. Demora cerca de cinco dias após a infecção para que os sintomas iniciais da meningoencefalite amebiana primária apareçam, de acordo com o CDC. A doença progride rapidamente e geralmente causa a morte entre um e 18 dias após o início dos sintomas.

Fonte: CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui