Meetup Compartilhando Inovações apresenta cases pioneiros na resolução de problemas

Automação, veículo 100% elétrico e gestão de obra em evidência na Construmóbil.


0
Foto: Roberta Colombo

O mote “Construindo Soluções” desta edição da Construmóbil esteve em evidência na noite desta sexta-feira (27), quando a feira promoveu o Meetup Compartilhando Inovações. Realizado no Espaço Café do Pavilhão 4, o evento apresentou três cases de produtos e serviços considerados pioneiros e revolucionários na solução de adversidades ligadas à construção civil e ao dia a dia da comunidade.

Automação

O engenheiro eletrônico Ricardo Schneider representou a Jeltech Segurança e Automação e compartilhou com o público tecnologias e tendências em sistemas de inovação, dando ênfase para os assistentes pessoais, que trazem inteligência artificial para a rotinas das pessoas. Dentre os mais usados, ele citou o Google Home como a melhor opção para entretenimento e o Alexa como o que tem mais opções de automação compatíveis. Schneider ainda abordou a tendência de sistemas ligados na nuvem, o que permite o controle através de várias plataformas. Ele ainda apontou o crescente uso de interruptores touchscreen e sistemas de som e TV conectados.

Gestão de obra

Falando dos desafios de controlar a produtividade, conhecer os processos e reduzir perdas e retrabalhos em um ambiente dinâmico e imprevisível como o da construção civil, a Construtora Zagonel explicou a aplicabilidade e importância do software de gestão de mão de obra Aponte. Idealizado pela própria empresa para auxiliar na composição de custos, quantificação do desempenho dos colaboradores e controle em tempo real das atividades desempenhadas, o sistema dispõe de funcionalidades como mobilidade, apontamentos, cadastros e documentações e já apresenta maior agilidade e menor custo, planejamento mais eficiente; alcance de melhores resultados e rentabilidade.

Projeto Móbis

Lucas Baldissera, criador do veículo 100% elétrico batizado de Móbis (Mobilidade Interativa Sustentável), contou que seu projeto surgiu durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso e após um período de intercâmbio no exterior, quando começou a fazer o trajeto Estrela – Lajeado de bicicleta: “Foi quando surgiu a ideia de que eu poderia fazer alguma coisa para melhorar, não só para mim, mas para os outros também”. De acordo com ele, o Móbis é um movimento de consciência, que se traduz na mudança de todo um grupo de pessoas e traz economia financeira e ecológica.

Baldissera destacou que o veículo envolve uma questão sensorial, despertando cuidados com a velocidade, postura e comportamento no trânsito. O designer de produtos ainda explicou alguns termos técnicos e a utilidade do Móbis, afirmando que se trata de um item de fácil acesso e que tem suporte local. Para finalizar, o profissional reforçou o conceito de mobilidade e a crescente necessidade por novas alternativas de deslocamento. AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui